terça-feira, 16 de julho de 2013

SUGESTÕES DE ARTIGOS P/ O BLOGUE


Acabo de ler o artigo do Camarigo Monteiro sobre o encontro convívio de 2013. No final ele faz um apelo à leitura mais assídua do blogue, solicitando também mais documentação, fotos e outras coisas que poderão enriquecer o nosso blogue, para que num futuro  in  tempore, seja lido e apreciado pelos netos e outras gerações.
Nos meus escritos e nas nossas conversas tenho dito tanta coisa, contribuído com ideias, mas até ao momento nada se vê, da parte dos leitores que frequentam o nosso blogue.
Já tenho em alinhamento, o levantamento do dia-a-dia de Madina, mas parece-me que não tem qualquer valia, pois as pessoas não se manifestam, não são capazes de fazerem um  comentário casuístico ou de causa.
Reler os nossos jornais, é bom mas não chega, porque aquilo apenas foi uma forma de registo ou arquivo  o qual ficou incompleto dadas as razões do pós 25 de Abril de 1974. Na altura estávamos muito limitados às informações, às notícias e outros meios de comunicação.
Por isso, agora eu fazia um apelo como o já fiz há tempos atrás, que escrevêssemos as nossas memórias e outras situações que possam merecer num futuro algum interesse  como complemento das vivências na época da guerra colonial, as dificuldades de comunicações, de relações populacionais, etc, etc, etc.
Tencionava, que todos contassem Madina Mandiga, Dara, Nova Lamego, Cumuré, Bissau, os dias no navio Niassa, etc. etc., mas ninguém se digna pintar em escrita aqueles cenários que são o inicio da nossa história.
Descrever as visitas às comunidades populacionais locais, apontando as razões e motivos de tais contactos, o que se trazia em troca dos diálogos, que tipos de diálogos, com quem eram chamados ao diálogo, etc.
Não poderão os nossos netos ou gerações futuras perceber o que fomos, e  o que fizemos,  nem entender o porquê das razões do que fomos e fizemos, se não tivermos  em escrito o  início da nossa história.
É minha intenção propor aos amigos Costa e Monteiro que no próximo ano, fosse compilado um pequeno volume em que lá estivessem  escritas ou contadas  e dividido por capítulos, o mais resumido possível, as partes mais interessantes da nossa história, de peripécias acontecidas, algumas cenas caricatas que merecem ser recordadas, algumas ementas de refeições, as visitas a Nova Lamego e  suas pequenas histórias acontecidas etc, etc.
Há coisas já solicitadas como as entrevistas, os inquéritos sobre algumas situações, mas nada se vê nem se ouve. Estamos limitados a escritos de alguns artigos esporádicos, de informações, de relatos de convívios. Tudo isso é bom mas continua a ser muito pouco. Sei que nem todos estão disponíveis, mas tirar um pouco do nosso lazer para este fim, não é pedir muito.
Um abraço amigo, José Graça Gaipo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Convívio 2013-Intervenção do Camarigo Monteiro

Caros Companheiros; Capitão; minhas Senhoras; Srs. Convidados.
Cá estamos mais um ano, com a graça de Deus, na festa da Família de Madina, para conviver e recordar toda a nossa vivência por terras africanas. É costume dizer-se que a SAUDADE É A MEMÓRIA DO NOSSO CORAÇÃO, o que para nós é uma verdade indesmentível, porque as nossas festas/convívios, são para extravasarmos a alegria e emoção de mais um ano que passou e relembrarmos com saudade a nossa juventude, pois ela foi feita de coisas boas e de muitas tolices.
Ao recordarmos essa juventude, não ficamos atormentados por tudo de bom ou de mau que fizemos. Ficamos, sim, tristes por não termos idade para as podermos fazer de novo, pois mesmo não tendo idade, temos vida, e agora em que estamos a sair daquela fase da vida chamada VELHICE DOS NOVOS e entramos na JUVENTUDE DOS VELHOS, sentimos mais o tempo a passar, mas ficamos com a certeza que AMIGOS COMO VOCÊS, SE SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR, MAIS DIFÍCEIS SÃO DE ESQUECER.
Camarigos, como é bom estarmos reunidos e sentir esta energia positiva de alegria e amizade.
Companheiros, ao alinhavar este pequeno texto e para o qual tento passar o que me vai na alma e no coração, dou por mim a desfolhar jornais editados na nossa 1ªBart (editor e redactor Zé Gaipo) e reparo nos escritos do nosso Capitão Zé Luís, datados de 1973, os quais já eram uma premunição do que seria a nossa família de Madina, senão vejamos (com a devida vénia passo a ler): "NESTA MEDITAÇÃO DE UMA NOITE BEM IGUAL À DE TANTAS OUTRAS, HÁ UM LUGAR MUITO ESPECIAL RESERVADO A TODOS AQUELES QUE EM NOSSO REDOR FORMAM EM TÃO BOA HORA A CHAMADA 1ªCART." (Cap.Mil. Zé Luís - jornal de Madina de 73) .
Outro escrito: "QUANDO REGRESSARMOS À METRÓPOLE E CADA UM SEGUIR PARA O SEU LADO, LEVAREMOS NO CORAÇÃO UMA SÃ CAMARADAGEM, UMA AMIZADE QUE NÃO SE EXTINGUIRÁ, A RECORDAÇÃO DOS MOMENTOS BONS E MAUS QUE PASSAMOS JUNTOS". (Cap.Mil: Zé Luis - Jornal de Madina 73) .
Hoje passados 40 anos, ou prestes a faze-los, é com alegria que constato o quanto foram certeiros os escritos do nosso Capitão.
Camarigos, este convívio que ora vivemos, é o corolário de um ano cheio de trabalho e canseiras, reuniões e discussões, pois não imaginais o que é aturar o chefe Costa, nunca está tudo bem, falta sempre alguma coisa. Tenho de o aturar, pois estou convencido que é o meu KARMA. (mas também não sou fácil de aturar).
Amigos, mais uma vez vou voltar a falar do nosso Blog. Felizmente reparo que já temos companheiros que nos lêem e visitam com alguma regularidade, mas nós gostávamos que fossem mais participativos e intervenientes (felizmente o Zé Gaipo despertou e começou a presentear-nos com as suas sempre belas prosas). Apelo ás pessoas que escrevam pois nós postaremos tudo e continuem a mandar fotos.
Sei que baixinho me estais a mandar calar, (o respeitinho é muito bonito) mas sabeis que há coisas que podemos melhorar e eu, nós queremos, vamos ser diferentes, para que o nosso blog seja um marco e que tenha um lugar em memórias futuras, para que os nossos netos tenham ainda mais vaidade nos avós. Eu, pela minha parte, logo que eles saibam ler, este blog será um manancial de informação e inspiração, onde eles saberão que o avô fez parte de uma Companhia constituída por heróis e que essa companhia foi, é e será a 1ª Cart do Bart 6523. VIVA A 1ª CART. Fiquem bem e até para o ano.
Monteiro ( Manhiça )