quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

NATAL 2016

CAMARIGOS DE MADINA;
Feliz Natal para ti e toda a tua família, e vamos comemorar com alegria o nascimento de Cristo.
Faço votos para que tudo de bom que alcançastes este ano, sejam as sementes para o novo ano que ora se aproxima.
Camarigo, posso escrever muitas coisas, mas a melhor mensagem que vos posso enviar neste Natal, é aquela que sai em silêncio do meu coração e aquece com ternura e carinho os corações de todos vós que me acompanhastes por terras de Madina Mandinga, nos já longínquos anos de 70, do século passado.
Familia de Madina, camarigos, o melhor presente que posso receber de todos vós, é saber que posso contar com a vossa amizade por todo o sempre. SEJAM FELIZES
Feliz Natal.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Fim de férias

Caros Camarigos; é mais do mesmo, após uns dias de férias para retemperar forças para mais um ano de trabalho e canseiras, pensava eu que ao abrir o nosso Blog, iria encontrar vários posts, mas nada. Por vezes penso se valerá a pena ter esta página aberta, pois pelo menos poderiam dizer alguma coisa sobre o que lêem.
Sei que para alguns de vós isto não tem o timbre intelectual que estais habituados, mas ele foi feito para os mais evoluídos e eruditos e para os menos dotados, poderem pôr aqui as suas ideias e conversas, para relembrar tempos passados.
Aguardo alguma resposta de eruditos e normais. 
Sem mais, um abraço
Monteiro (Manhiça).

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Encontro de Velhinho/Periquitos

"A MAIOR E MAIS FORTE DAS AMIZADES É AQUELA QUE É FORJADA EM TEMPO DE GUERRA"
Após 43 anos, eis-me perante o meu mentor em terras de Madina. O encontro entre o "velhinho" da C,Cav 2854 que rendemos, o ex-FurMil Oliveira e o "periquito" da 1ª Cart do Bart 6523, o ex-FurMil Monteiro. O encontro ocorreu em terras Ribatejanas, na cidade de Santarém.
Foi no passado dia 3 deste mês de Maio que houve este encontro. Foi emocionante, pois passados estes 43 anos, damos conta que a AMIZADE é maior do que um simples sentimento e que todos os ensinamentos bons e maus foram seguidos pelo periquito e cumpridos à risca.
Se o "velhinho" era um "passado", o "periquito" segui-lhe as pisadas, e hoje o que mais me atormenta em relação às maluquices que fizemos e vivemos, não é havê-las cometido, é sim o não poder cometê-las. Mas talvez seja bem, pois se nesse tempo vivíamos de sonhos, hoje vivemos de gratas recordações. Obrigado Oliveira por podermos recordar juntos os tempos de Madina.
Neste encontro, que ficou registado para memória futura, estiveram presentes pelos "periquitos" o nosso comandante o ex-Cap.Mil,Zé Luís, o ex-AlfMil. Barbosa e os ex-FurMil, Costa e o Madrugo.

 
 
Ficou a promessa que haverá mais encontros e se possível com mais "velhinhos" e "periquitos", até lá fiquem bem.
Monteiro

PS. Este encontro com o Oliveira só foi possível com a ajuda do "velhinho" Carlos Ventura, ao qual dou um forte abraço e obrigado.

terça-feira, 22 de março de 2016

SANTA PÁSCOA

Camarigos de Madina Mandinga:
É Páscoa e ela é LUZ, RENASCIMENTO, FÉ, PAZ e  ESPERANÇA.
Façamos dela um símbolo para que nos lembremos que tudo pode ser melhorado.
Vamos ter uns momentos de recolhimento para, em saudade, recordarmos todos os companheiros que já partiram e nos deixaram boas lembranças, porque já é um hábito e típico destes "velhos" combatentes consolarem-se com o tempo que já passou.
 
Renovo os votos de uma Santa Páscoa para toda a família de Madina.
Fiquem bem e um bem hajam.
Monteiro (Manhiça)

sexta-feira, 11 de março de 2016

RELATÓRIO DE RECONHECIMENTO

 
Camarigos de Madina, ontem, dia 10 de Março de 2016, eu, Monteiro e acompanhado pelo Costa, fomos e por ordem superior, incumbidos de fazer o reconhecimento factual e fotográfico da TABANCA onde se irá realizar o grande encontro anual da família de "OS LEÕES DE MADINA MANDINGA".
Seriam 10,30 horas e já sob um sol radioso que despontou em época de chuvas, e que nos acompanhou em toda esta tarefa, seguimos por "picadas" recentes, amplas e bem conservadas até ao nosso primeiro contacto, mas tendo sempre em atenção os lugares mais escuros onde poderia estar acoitado o IN (BT da GNR), para nos interceptar.
Então já na linda cidade de Chaves, entramos em contacto via rádio (telem) com o guia local o Heitor Reis, que sendo dali natural, ainda militou nas fileiras das milícias locais (GNR), por 3 décadas, motivo pelo qual conhece todos os trilhos e picadas da cidade e arredores. 
Seguimos em direcção à chamada Tabanca "RESTAURANTE MIRADOURO" que dista cerca de 5 KM do centro da cidade, e fica na picada Chaves-Valpaços.
Ali chegados, fomos apresentados ao Régulo da dita palhota, sr. Manuel que nos fez uma visita guiada às instalações e das quais ficamos com as melhores impressões, pois a tabanca fica situada no sopé de um monte de onde se tem uma vista paisagística e harmoniosa sobre a linda cidade de Chaves e o rio Tâmega.
No repasto fomos obsequiados com um manjar dos deuses e que fará parte da ementa para o nosso encontro. Uma vitela grelhada com batatas a murro e um molho que de certeza os deuses no Olimpo, se tivessem oportunidade de o provar, só cantariam belas canções de agradecimentos por tão belo manjar.
 
Terminada a viagem de reconhecimento e novamente sem qualquer contacto visual com o IN (GNR) e após estarmos ambos de acordo, somos do parecer e se esse for o entender dos chefes, que o Grande encontro anual da família de "OS LEÕES DE MADINA MANDINGA" seja efectuado na Tabanca "RESTAURANTE MIRADOURO", no próximo dia 25 de Junho.
 
Até lá, fiquem bem e um bem hajam
Monteiro e Costa.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

RUÍNAS DE MADINA - ano 2000

A nossa Madina Mandinga...
Há coisas que nos abalam e a tristeza instala-se nas nossas almas.
É costume dizer-se que uma imagem vale por mil palavras e a foto roubada ao "velhinho" ex- Fur.Mil. Oliveira da CCav.,  que nós rendemos em Madina, que a postou na página do Facebook "AMIGOS DE MADINA", é um exemplo.
Este nosso amigo visitou a Guiné no ano de 2000 e aventurou-se caminhar até ao nosso acampamento de Madina Mandinga. 
Ali encontrou ainda as ruínas da casa do motor, onde os nossos amigos bigodes e Araújo davam à luz.
Ao entrar no aquartelamento pela porta principal deparávamos sempre com esta fachada. Era ali onde estavam desenhados os símbolos das companhias que nos antecederam. Ainda se pode ver alguns vestígios desses desenhos.
 
O que a sanha revolucionária de alguns faz. Não souberam ou não quiseram aproveitar o que de bom nós fizemos e para eles deixamos em bom estado.
Enfim resta-nos a certeza que em muitos de nós há um sentimento de carinho pelo povo de Madina.
Fiquem bem, um abraço
Monteiro ( Manhiça )

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO

CAMARIGOS DE MADINA:
Começo por vos pedir desculpa pelo post que publiquei no NOSSO blogue, no passado dia 8 do corrente mês de Fevereiro, o qual já eliminei.
Sim, sou um homem de impulsos que ferve em pouca água, mas todos vocês sabem que depois da poeira assentar, tudo passa ou quase tudo. Sei que sou daquelas pessoas que erradamente acreditam quanto é fácil julgar os erros dos outros, mas também sei reconhecer os meus erros.
Compreendam que estou naquela fase da vida, ou melhor estamos todos, em que as lamentações começam a tomar o lugar dos sonhos e depois dá asneiras.
 
Camarigos, mesmo acreditando que não sendo como o Galo que acredita que o sol nasce  para o ouvir cantar, e por  saber que  sou uma pequena peça desta família que é MADINA MANDINGA, tenho a força moral para escrever e falar sobre factos e companheiros, porque os tive e tenho como camaradas e irmãos.
Camarigos de Madina, volto a lembrar a todos os membros desta grande família, que todos somos responsáveis por manter acesa a chama da AMIZADE, porque acreditem, longe do aconchego dessa chama, perdemos o brilho e a intensidade.
Um bem hajam, fiquem bem.
Monteiro (Manhiça)

domingo, 10 de janeiro de 2016

Parabéns Capitão

Hoje está de parabéns o nosso Capitão o Zé Luis.
De todo o pessoal da 1ª Cart um forte abraço e que tudo de bom nos anos vindouros.
Costa e Monteiro.