Aniversários

***************
CRÓNICA, 2ª SEMANA DE JANEIRO
TEMÁTICA- HISTÓRIA DA PALAVRA “KALENDAS
 kalendas:                                                                                                  
Os meses tinham, entre os Romanos, os mesmos nomes que têm agora entre nós. Note-se contudo, que Julho e Agosto, à época de Cesar Augusto se chamavam, quinto ou sexto, porque na ordem numérica dos meses eram, respectivamente o quinto e o sexto mês do ano, que principiava em Março.
A divisão dos meses em semanas, começou entre os Romanos com o Cristianismo. Antes, indicavam os dias do mês, partindo, em cada mês de três dias principais a que chamavam, Kalendae, Nonae e Idus.
As Kalendae, eram o dia primeiro de cada mês, as Nonae, eram o quinto dia, e os Idus, eram o décimo terceiro dia, com excepção de quatro meses, Março, Maio, Julho e Outubro,  em que as Nonae  eram  a 7,  e os Idus a 15.
As kalendae, receberam este nome do verbo grego, (Kaléin) que significa “chamar”, porque nos tempos da república, no dia 1 de cada mês, dia em caía no princípio da lua nova, o povo era convocado na Curia Calabra no Capitólio, onde, depois de feitos pelo “rex sacrificulus”, os sacrifícios rituais, se anunciava o dia das Nonae, a fim de que neste, o povo se reunisse de novo para ouvir em que dias, no decorrer do mês, seriam de bom ou mau augúrio, quais os dias de festa e que jogos e festas se haviam de celebrar.
Às Nonae, chamaram-se assim porque entre elas e os Idus, havia sempre nove dias, contando os dias das Nonae e dos Idus.
Os Idus finalmente, no dizer de Varrão, receberam o nome de um verbo arcaico” iduo”, que significa, ”dividir”, porque dividiam o mês em duas partes quase iguais.
Nos nossos dias, a palavra Kalenda, foi traduzida por” Calandário”, termo que todos conhecemos, e em que são também atribuídos os mesmos atributos de eventos de variada natureza, incluindo os aniversários das pessoas, bem como de outros eventos históricos e contemporâneos.
Janeiro de 2017- José Graça Gaipo