Editorial


Companheiros, Camaradas:

DEUS QUER
O HOMEM SONHA
A OBRA NASCE. (Fernando Pessoa)

Quem somos?
O que queremos?

Somos os ex-combatentes do Ultramar Português que formaram a 1ª CART / BART 6523 e que esteve sediada em MADINA MANDINGA – NOVA LAMEGO (Gabu) na GUINÉ em 73 / 74 e que ficou conhecida como:”LEOÊS de MADINA MANDINGA”.

Queremos, caros companheiros que este Blog seja o local onde futuramente todos os nossos familiares e amigos poderão ver e ler o que foi a nossa juventude, onde, para muitos foi a descoberta do seu “ EU “, onde a maior parte de nós se superou, onde a nossa visão do mundo, até aí tão limitada, se abriu a novas vidas e a novos mundos, onde se entranhou em nós o pilar da nossa vida de combatente: “ AMIZADE, PARA NÓS, É MUITO MAIS DO QUE UM SENTIMENTO “.

Queremos porque quando entrarmos naquela fase da vida; VELHICE - EM QUE SEREMOS COMO UM MONTE DE LENHA A ARDER, QUE JÁ TEVE UMA CHAMA GRANDE E LUMINOSA E DA QUAL SÓ RESTARÁ UM FINO FIO DE FUMO NO CREPUSCULO DA MADRUGADA “ ele servirá para avivar as nossas recordações, porque camarada “ O AMANHÃ É LONGE E O HOJE PODE SER TARDE “ .

Queremos para que o sentimento de amizade que ficou em nós, perdure para sempre e que a nossa campanha na Guiné seja lembrada sem tabus, pois eu tenho orgulho em dizer que sou um ex-combatente do Ultramar e quero que quando os meus netos me perguntarem se eu fui um herói do Ultramar eu vou dizer-lhes: NÃO MEUS FILHOS O AVÔ NÃO FOI UM HERÓI DO ULTRAMAR, MAS TEVE A HONRA DE PERTENCER A UMA COMPANHIA DE HERÓIS, QUE FOI A 1ª CART / BART 6523, os LEÕES DE MADINA MANDINGA.

Queremos porque será um tributo às pessoas que mais gostamos e as que mais sofreram, Pais, mulher, filhos e toda a família mas a homenagem especial vai para as nossas MÃES e aqui digo:-
AMOR DE MÃE É COMO SEMENTE
AMOR DE MÃE DURA ETERNAMENTE

Queremos porque será uma homenagem aos companheiros que já partiram e peço a DEUS que:
NOS DEIXE RECORDAR O PASSADO COM SAUDADE
VIVER O PRESENTE COM FELICIDADE
ESPERAR O FUTURO COM ESPERANÇA.

Companheiro, camarada, este Blog será para nós e feito por nós e tem sempre presente na tua vida que nós juntámos-nos por acaso para formar a 1ª Cart, mas não é por acaso que ainda permanecemos ligados à 1ªCart e com esta amizade.

Por ultimo quero deixar umas palavras de gratidão a duas pessoas que muito contribuíram naquilo que então fomos e o que hoje somos, são o nosso Capitão José Luís Rodrigues e o nosso 1º Brito, (TI BRITO).
CAPITÃO, para nós será sempre o nosso capitão, para si uma só palavra OBRIGADO, é o mínimo que lhe posso dizer, pois você foi o líder que se soube impor sem impor, fazer obedecer sem obrigar, foi um amigo, pessoa simples e de fino trato, correcto e duma educação de pessoa com berço, o militar que preferia ser civil. Penso que qualquer um de nós tem orgulho de o ter como amigo.
TI BRITO, o militar de carreira, que qual “rato de caserna “ soube conquistar toda a companhia, pela sua postura, sua rectidão, seu saber, também pelas suas fraquezas e acima de tudo sempre em primeiro lugar o nosso bem estar e a nossa segurança, por isto o nosso muito Obrigado.

Companheiros, Camaradas um forte abraço e podeis ter a certeza que:
TEREIS SEMPRE UM LUGAR DE DESTAQUE NA GALERIA DOS NOTÁVEIS DO ARQUIVO DE MEMÓRIAS DO MEU CORAÇÃO.

Convosco para sempre
Monteiro
Ex-Furmil.


Editores:
* Editora chefe, SARA FREITAS (filha do Freitas- Enfermeiro )

Editor Adjunto, MONTEIRO (Ex.FurMil )


Só mais uma palavra de agradecimento, esta, para a pessoa que conseguiu pôr em prática aquilo que eu já andava a imaginar há muito tempo, essa pessoa é SARA FREITAS, ou seja a filha do nosso companheiro FREITAS enfermeiro da Vila da Feira. Para ti SARA o nosso muito obrigado, pois tornaste possível aquilo que para muitos de nós era inatingível, ( sei que agora vão aparecer os “Velhos do Restelo” a dizer que também faziam, mas ninguém faz essa é a verdade ) , e assim deixar o nosso testemunho para os vindouros. SARA, mais uma vez o nosso obrigado por ter proporcionado a todos os LEÕES DE MADINA a oportunidade para que possamos desfrutar com prazer a SAUDADE, pois ela é a memória do nosso coração.


Monteiro
Ex. Furmil