quarta-feira, 4 de julho de 2012

CONVÍVIO 2012 - saudação


Ponta Delgada, 01Julho de 2012

 Carta Mensagem de Felicitações sobre o Evento do 38º Encontro dos  Leões de Madina Mandinga.   

            Olá amigos, à festa da amizade, sejam todos bem-vindos.

Hoje, sábado, 07 de Julho de 2012, é mais uma data que relança a continuidade do Evento sobre os 38 anos, do regresso da vida militar, nomeadamente, de Madina Mandinga, via Guiné Bissau.
Na distância, olho este momento, iniciado em cortejo de festa, coberto dos mais variados e coloridos perfumes, e que o exalar dos aromas vos transporte ao campo da alegria e da esperança.
O cortejo, ainda passa no imaginário presente de cada um, carregado de sentimentos humanos, encaminhando-vos ao encontro da palavra e da mesa, em que a partilha da refeição há muito esperada e planificada, seja de facto, um saborear de degustação, alimentando, pensamentos e desejos positivos.

Hoje, e em som festivo, decerto que as mesas, decoradas de simplicidade, e prontas a acolher o vosso apetite, já obriga a todos os convivas a um gesto de festa, em que todos se saúdam, elevando a taça do apetecível e gostoso aperitivo.
Neste momento, não é minha intenção fazer poesia nem discurso algum, mas apenas lembrar ou invocar o célebre poema “Numa Mesa de Pau Preto”, o qual, carregado de grande sentido e sentimento, de quem muito ama e não esquece os momentos bons e menos agradáveis da família e amigos em tempos de guerra.

 Hoje, o longe está perto, porque a presença de cada um, é tão importante para que este evento volte a marcar a felicidade, que cada um sente.
Apesar das diferenças físicas, não somos diferentes nem desconhecidos, quando olhamos de frente a imagem dos amigos que a nossa retina captou e criou em alturas e tempos diferentes.
O importante deste evento, é um sinal de que ainda estamos vivos e marcamos uma presença activa, para manifestar o desejo de fraterna amizade no afagado abraço, e que no estender dos braços, sintamos o contacto com o outro, e olhar o sorriso que cada um expressa, acompanhado de uma saudação, particular e muito especial.
Os homens de Madina Mandinga, em tempo de festa como esta, marcam com sorrisos alegres, palavras amigas, carregadas de lembranças, mensagens e de olhares que, no tempo presente, procuram, dignificar a coragem e espírito de corpo comunitário, na grande construção, da “AMIZADE”.

Com esta acção social, continuamos a grande construção da chamada, confiança depositada, porque ao longo de meses e dias, soubemos viver, habitar e partilhar um tecto de chapa de bidons amassados, para que os corpos carregados de cansaço, adormecessem desprovidos de qualquer frescura e conforto.
Com o andar dos tempos, vamos certamente contar às gerações as nossas histórias carregadas de dúvidas e de certezas em que o tempo conduziu as nossas vidas de outrora.

Finalmente, gostaria de enviar a todos os presentes, um abraço de muita amizade, porque momentos como este, devem ser sempre vistos, lembrados e recordados em qualquer etapa da vida.
Formulo votos para que o 39º ano do evento em 2013, seja renovado com o mesmo espírito de entusiasmo e espectativa.
A todos um abraço de muita reconhecida amizade.   
José Graça Gaipo

Sem comentários:

Enviar um comentário