segunda-feira, 29 de abril de 2013

A noite de 14Set1973, em Madina

Todos nos lembramos daquele início de noite de 14SET1973, em Madina Mandinga. Acontecia o 1º ataque  ao nosso aquartelamento. 
Os velhinhos tinham abalado uns dias antes e, quase de surpresa, os piriquitos lá começaram a "embrulhar". Os primeiros instantes foram de alguma confusão, como é natural. Mas rapidamente todos os combatentes de Madina assumiram as suas responsabilidades e a situação foi de imediato controlada. Passados 7 minutos do início do ataque já o IN se punha em fuga, deixando algum material no local.
Felizmente não resultaram danos físicos nas nossas tropas. Apenas danos materiais e a perda de alguns bidões de vinho..., que não se bebeu.
Foi a primeira vez que ficamos debaixo de fogo e felizmente correu tudo bem. Muito se deve ao facto dos nossos homens, terem por hábito, ficarem à conversa junto e ao longo das valas, no início da noite e até cerca das 23H30. Esta era sempre uma recomendação do nosso Capitão. 
Todo este episódio de guerra está descrito no "Relatório da Flagelação IN a Madina" elaborado na altura.  Nele se narra o que aconteceu nessa noite e no dia seguinte.
Um exemplar desse importante relatório encontra-se disponível no nosso blog em "Documentos", onde pode ser consultado. Embora a cópia não esteja nas melhores condições, todavia com alguma concentração consegue-se ler todo o texto.
Agradecemos ao nosso amigo Capitão Zé Luís a disponibilidade deste relatório.
António Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário