segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONVÍVIO DE 2012 - um convite

Convívio é refeição, convivência, reunião, banquete, isto desde o homem pré-histórico, o qual se reunia à volta da fogueira para comer e conversar. Nos dias de hoje, o encontro é pelo Natal, nos aniversários, a chegada de familiares que estão no estrangeiro, é as comunhões, os batizados, enfim tudo é motivo de convívio e o nosso não foge à regra - O NOSSO CONVÍVIO É O ENCONTRO ANUAL DOS AMIGOS DE MADINA.
Camarigo de Madina, estou em crer que nós somos como os apaixonados: de INICIO SÓ FALAM DO FUTURO, NO DECLÍNIO JÁ SÓ FALAM DO PASSADO. Na nossa juventude falávamos dos nossos sonhos, projectos, do futuro, hoje quando nos reunimos, na maior parte do tempo, já só falamos do passado. E ainda bem, é sinal que ainda temos ânimo para, pelo menos uma vez por ano, temos paciência para aturar as caturrices de alguns "velhos".
Sabemos que os tempos não estão fáceis, para festas, convívios e outras coisas que tais mas,  companheiros, é só uma vez por ano e pela minha parte aguardo sempre com enorme ansiedade o nosso convívio. Ver toda esta "corja de velhos" e saber das novidades, relembrar os momentos bons e menos bons que passamos em Madina e fortalecer este amor fraternal que nos une, porque ele é a força mais importante no desenvolvimento da nossa vida física, emocional e espiritual.
Camarigos de Madina, na nossa convivência por Madina, forjamos o nosso carácter, cimentamos a nossa amizade e o nosso carinho. Agora para extravasarmos todos esses sentimentos, só nos nossos convívios, porque nós somos uma família e como tal temos de cultivar o sentimento de família, porque fomos nós que nos escolhemos para ser a FAMÍLIA DE MADINA MANDINGA.
Camarigos de Madina o nosso convívio também é para nos lembrarmos dos camarigos que já partiram porque sabemos que: A VIDA SERIA MAIS VIVIDA SE A VIVÊSSEMOS COM ELES. Ao nos deixarem, vão criando um vazio no grupo de Madina, mas também empobrecendo o património humano das suas familias, que terá de ser colmatado com a nossa convivência e lembranças. E tenha sempre presente que, como dizia o grande escritor Saint Exupéry, - AQUELES QUE PASSAM POR NÓS, NÃO VÃO SÓS. DEIXAM UM POUCO DE SI E LEVAM UM POUCO DE NÓS -.
Camarigo, no próximo dia 7 de Julho, pelas 11H30, comparece nas imediações da Igreja da Freguesia de Souselo, Cinfães, terra do grande explorador de África Serpa Pinto e do nosso camarigo Sousa "o Padeiro" e não te esqueças de trazer fotografias da nossa querida Guiné e outras lembranças e objectos para serem publicadas neste nosso espaço. Se tens alguma historieta, alguma peripécia, um ou outro episódio, passado e vivido por aquelas terras da Guiné, não hesites em fazer um pequeno texto e fazê-lo chegar até nós. Posteriormente faremos o tratamento devido para ser publicado.     
 Um forte abraço do Monteiro (Manhiça)

1 comentário:

  1. Fui visitar o Sousa Padeiro. Levou-me á Ricardina onde fui recebido por um grupo de simpáticas mulheres. Apreciei uma bom petisco bem regado com vinho verde. Aproveito para lembrar que os Camarigos devem visitar também a Ricardinha e não se arrependerão...´

    Cumprimentos
    Freitas Enfermeiro

    ResponderEliminar