quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Enquadramento histórico da Guiné

Do nosso amigo José Graça Gaipo recebemos um artigo, muito completo, sobre a história da Guiné.
O desenvolvimento de todo este trabalho requereu muita pesquisa e, inclusive, foi ainda beber ensinamentos à nossa instrução recebida no Quartel de Penafiel (RAL5), aquando da formação do nosso Batalhão.
O texto refere-se à descoberta da Guiné, à sua situação geográfica, ao clima, ao relevo, à sua vegetação e aos rios mais importantes. 
No aspecto humano debruça-se sobre os usos e costumes das populações, das suas religiões e das diferentes etnias. A organização administrativa, as principais cidades, a saúde pública e a rede escolar, também merecem uma análise. E neste campo das escolas salienta a importância dos nosso militares no ensino dos guineenses.
No aspecto económico fala dos recursos agrícolas e industriais, o comércio, as pescas, a pecuária e as vias de comunicação.
No seu trabalho tem ainda uma referência à legislação militar vigente à época. Aborda os vencimentos e gratificações dos nosso militares na guerra do ultramar e o tipo de correspondência utilizada.

Agradecemos ao Gaipo todo o esforço gasto neste belíssimo trabalho o qual pode ser consultado, na íntegra, no menu "DOCUMENTOS" do nosso blog.
António Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário