quinta-feira, 23 de março de 2017

Crónica semanal - PRIMAVERA


Pensamento sobre a “PRIMAVERA”

Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada, que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder...para me encontrar…

Ode ou canto, ao Hino da Companhia, intitulado de “PRIMAVERA”

Ode,  é uma composição poética lírica que se divide em estrofes simétricas.
O termo tem origem no grego “odés” que significa “canto”. Na Antiga Grécia, "ode" era um poema sobre algo sublime composto para ser cantado individualmente ou em conjunto (coro), e com acompanhamento musical e instrumental.

Afinal :
·         O que quererá dizer, PRIMAVERA?
·         O que se entende (eu) em todo o seu poema?
Dissertação
O tempo em cada tempo, é preenchido de surpresas e novidades para além das amizades que conduzem a um almoço encontro, onde fluem muitas conversas rodeadas de “estórias e Histórias” que, predispõem, abrindo pulmões em que se respira sãmente os tempos com os factos que conduzem qualquer humano, ao presente, ao futuro tendo em pano de fundo, e no
longo horizonte, o passado, carregado de variados acontecimentos cheio de coisas positivas e outras menos boas.
Esta temática, é o resultado benéfico do encontro de uma espontânea amizade já previamente marcado e alicerçado, sendo por isso, um sinal da proximidade que mantém a grande amizade familiar.
Escolhi como tema, a amizade de que fala o hino que os Leões de Madina Mandinga têm como lema, e que prenunciam em tempos de encontro anual.
A criação do tema, “Nós Somos Primavera”, faz muito sentido a quem a canta e percebe a linguagem e o sentido das palavras. O poema está cheio de alegorias, e não é dirigido só e apenas, a pessoas apelidadas de “ eruditas ”.
Cantar a Amizade plasmada no poema, considera-se um risco a quem o amor ainda nada diz, parece fantasia surreal e fictícia.
É minha apetência desdobrar todo o pensamento, partindo da palavra” Primavera ”, como foi intitulado na altura, o hino, não só por se considerar um tempo infortúnio para cada um de nós, aquando do cumprimento de dever militar obrigatório e cívico para com o país de que todos somos oriundos, “Portugal”.
A palavra “Primavera”, não é invocada nem alusiva ao ciclo das estações do ano ou época de florescimento que precede o verão, mas sim, a primeira verdade, pronunciada no tempo da idade juvenil, seguindo a alegoria no estilo figurado que no plural significado de,” anos na idade”, e que no século XVII, foi adoptado do latim, “primo vere”, e do grego Koiné (popular) traduzido como princípio de boa vontade, bem como, outras significações.
Se dedicarmos uma leitura atenta ao texto na sua versão original para que foi criado, e de forma especial, o refrão, o mesmo, reveste-se de linguagem que identifica pensamentos e expressões de interesse humanitário ético e social.
·         Quando alguém pretende chamar a atenção de momentos bélicos, intrigas ou outras situações políticas de níveis nacionais e internacionais;
·         Quando a boa vontade enganosa dos homens, tentam (ram) por interesses vários, iludir, fazendo ouvidos moucos, ao sofrimento, ao sentimento, às ideias e preocupações de um povo que se manifesta com a chamada de, “tempo ou momentos de intervenção”, expressando no seu canto, o grito de saber as razões, sem que sejam justificados os motivos ou causas.
·         Se recorrermos à época do dramaturgo, Gil Vicente, nos séculos (XV-XVI), a palavra primavera é classificada e usada como sendo a formosura do tempo, e por isso o seu diversificado sentido e expressão, tais como em provérbios conhecidos:
·         Tempo de, Abril, adolescência, mocidade, juvenilidade, anos, aniversário, idade, alegria, felicidade, ancianidade, velhice e tristeza; frequentemente  muito usada nos sentidos poéticos ou figurados de Juventude (“ primavera da vida”), princípio, daí a razão das expressões muitas vezes utilizadas, tais como:

Dissertando em forma de análise um pouco mais o nosso refrão, verificamos, que os verbos utilizados, iniciam o texto com o verbo auxiliar, ser, na 1ª pessoa do plural do presente do modo indicativo, para depois entrar no uso da primeira conjugação, no modo indicativo presente, verbalizando o plural, terminando com a verbalização da 2ª conjugação dando ao verbo amar no infinito, o abraço com o plural do verbo nascer.
Esta última parte, é um dos sinais que desde sempre fez criar e marcar as gentes de Madina Mandinga de outrora aos dias de hoje, festejando em cada ano o seu encontro.
As estrofes sofrem o mesmo paradigma, utilizando a 3ª conjugação como finalização da ideia de construção do hino em causa, para dar força ao refrão em causa.
Se atentarmos a nossa visão ao escrito, a análise poética faz sentido, criando o arco da unidade, meta sempre apontada em voz firme por quem tinha as maiores responsabilidades debaixo do seu comando.
O respeito do espírito incutido e anunciado em momentos diferentes, e em ocasiões precisas, foi absorvido e tornado crente ou crença, que o passado se tornou e torna sempre presente em cada um de nós.
A força, o dinamismo, o respeito e a dignidade, a todos no tempo, nos distingue, personaliza e dignifica, e identifica-nos como membros de uma comunidade que desde sempre procurou o nível de respeito cívico como homens na defesa de um objectivo comum, independentemente dos extractos sociais existentes à época, afirmando-nos quer a nível pessoal quer na forma conjunta.
Quem somos e o que somos, é a formação amiga e determinada dos Leões de Madina Mandinga.
José Graça Gaipo

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REFRÃO
Nós somos Primavera
Gostamos de cantar!
Nós somos Juventude
Nascemos para Amar!
Nós somos Juventude
Nascemos para Amar.
Estrofe: 1
Nós queremos Amar
Toda a gente da terra!
Não queremos mais fome     
Não queremos mais guerra!
Não queremos mais fome
Não queremos mais guerra!
Estrofe: 2
Nós queremos poemas
Nós queremos canções
Nós queremos unir
Todos os corações
Nós queremos unir
Todos os corações
Estrofe: 3
Nós queremos ser úteis
Aos pobres deste mundo
São eles que merecem
Nosso amor mais profundo
São eles que merecem
Nosso amor mais profundo

Expressões dos Provérbios
Primavera de Praga, foi um período de liberalização política na Checoslováquia, em 1968, durante a época dominada pelo partido comunista. As reformas, lideradas pelo eslovaco Alexander Dubček, foram interrompidas pela intervenção da União Soviética e de outros países do Pacto de Varsóvia.
Primavera Marcelista foi o período de liberalização e modernização económica inicial do governo de Marcelo Caetano em Portugal, entre 1968 e 1970, não se vindo a verificar a expectativa de reforma do regime político.
Primavera Árabe, é uma a designação dada a um conjunto de diversas manifestações, protestos e revoluções no Médio Oriente e no Norte da África ocorridas desde Dezembro de
2010. No decurso da Primavera Árabe, já houve revoluções na Tunísia, no Egipto e na Líbia e a guerra civil na Síria, para além de manifestações e protestos em diversos países árabes.
Provérbios sobre a primavera
Uma só andorinha não faz a primavera.
Por morrer uma andorinha não acaba a primavera.
Borboleta branca, primavera franca.
Primavera e mocidade passam depressa.
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