sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CAPRICHOS DA VIDA





Camarigos de Madina, atentem: Na guerra fomos inimigos de doutrinas (com o PAIGC), mas não fomos inimigos pessoais com os mesmos (PAIGC). Este intróito, porque nesta vida, há uma realidade; OS CAMINHOS DO SENHOR SÃO INSONDÁVEIS, porque senão vejam:

Há 38 anos, um moço na flor da idade, pacato e ordeiro, vai como milhares de outros servir a Pátria que se debate, em 3 frentes, com grupos de indígenas que lutam pelos seus territórios para terem a independência. Esse moço de Braga de nome António Costa, furriel, vai para a Guiné e é colocado no sector de Nova Lamego, integrado na 1ª Cart do Bart 6523, sediada em Madina Mandinga. Cumpre o seu dever para com a mãe Pátria.

Há uns tempos atrás parte para a Guiné-Bissau, em missão de ajuda humanitária, um moço de nome António Costa (), jovem médico que em atitude altruísta e cristã, vai mitigar a dor e o sofrimento às populações, que tal como ele são descendentes dos que outrora foram inimigos e hoje são amigos, pois o , é o filho do nosso camarigo Costa.
O esteve no sul da Guiné, na zona de Tombali. Visitou tabancas e escolas com muitas crianças e cheias de nada. Fez-se ao caminho, andou pelas picadas e riachos a pé ou de bicicleta, de jipe ou canoa. Assistiu populações e distribuiu bonés e camisolas oferecidas pelo nosso camarigo Machado. Sentiu e viveu as dificuldades dessas gentes (todos os dias comeu arroz com galinha). Foi ao encontro das pessoas que habitam em Jemberem, Aldeia Formosa, Gadamael, Guileje, Bedanda, Cadique e outros locais por onde antes passaram e sofreram muitos dos nossos militares. Viu o sofrimento de um povo, curou maleitas, deu um sorriso, um cumprimento, levou uma saudade, deu esperança, e acima de tudo deu uma lição - ÀQUELES QUE NO ALTO DOS SEUS CARGOS, PENSAM QUE SÃO INTOCÁVEIS - mas a esses temos de dizer "NUNCA SE ACHEM DEMAIS, POIS TUDO QUE É DEMAIS SOBRA, TUDO QUE SOBRA É RESTO E TUDO O QUE RESTA VAI PARA O LIXO".

, para ti um forte abraço e um muito obrigado de todos os camarigos da 1ª Cart, pois tu com o teu gesto, cumpriste o melhor legado que um pai pode deixar a um filho, o exemplo da sua vida em caridade, fé, bondade e amizade.
Que Deus te abençoe pelo teu gesto e faço votos para que a vida seja fértil em coisas boas tanto pessoal como profissionalmente.
Um bem haja e obrigado, Monteiro (Manhiça)

Nota: as fotos que estão publicadas em "Multimédia" sobre a cidade de Bissau nos dias de hoje, são de sua autoria.

1 comentário:

  1. Muito gosto me deu ler sobre este "capricho da vida" e também relembrar uma viagem muito rica, num contexto diferente do que foi o do meu pai.
    Encontrei um país que pelo menos em Bissau está em piores condições do que se lembram nessa altura. Mas a maior parte do meu tempo foi passada no meio da floresta em Tombali (Iemberem) onde, embora com poucos recursos, encontrei uma população feliz e que nos recebeu de braços abertos - provavelmente o que recordo com mais carinho: a forma como se relacionaram connosco durante a nossa estadia.
    Em relação ao arroz com galinha deixo a certeza de que foi muito apreciado por todo o grupo e também deixou saudades.

    Bem haja

    ResponderEliminar