sábado, 8 de junho de 2019

IN MEMORIA

                                                                                                                                                                                                                                                                                                         JOSÉ LUÍS BORGES RODRIGUES 
                        *10- 01- 1948 ** 30- 05-2019
A luz que em mim (nós) acendeste (s), jamais deixe de brilhar,
Que eu (nós) quero (mos) ao findar da vida, na luz da Glória cantar.
O prelúdio do hino citado, é invocação da morada eterna do Altíssimo.
Cada um de nós, deve saborear estas palavras simples, e cheias de conteúdo e sensibilidade espiritual e transpô-las ao quotidiano da vida terrena.
O José Luís, marcou a diferença, e como homem, foi uma luz que se acendeu em todos nós, em tempo bélico.
A ele devemos o bom senso humano, o cuidado que teve com todos nós, para que fôssemos sempre felizes, e voltássemos vivos e livres à vida familiar, depois de desfeitos os males de homens hostis.
Hoje, os amigos “Leões de Madina Mandinga”, pararam no relógio do tempo, aquando da triste notícia daquele, que na qualidade humana, foi o baluarte primeiro de uma companhia militar, que soube gerir e orientar homens fragilizados e fustigados no cumprimento cívico-militar no período de Maio 1973/Outubro de1974.
A sua sensibilidade de comportamento ético e humano, foi notória de agrado geral no seu comando, registando em todos os subordinados, um respeito sem igual, tratando todos sem diferenças sociais/ culturais, onde gerou uma verdadeira amizade, a qual tem sido ao longo dos tempos celebrada, sendo ele, a presença sempre pronta a marcar a festa dos encontros.
A notícia, decerto, que a todos fez mover lágrimas verdadeiras pelo desaparecimento de alguém que foi considerado sempre importante, e que deixou de estar entre nós.
As nossas vozes, em qualquer parte que estejam e, sempre que se façam recordar dele, são testemunhas fiéis daquele que partiu e nos irá deixar saudades, ficando também o coração partido.
A poucos dias do novo encontro, Deus, chamou-o, e a partida dele para o seio eterno, hoje, são lágrimas, dor e saudade, pois partiu para sempre, e nossos corações estão marcados pelo luto eterno do amigo que foi e será sempre recordado.
Que o tempo seja capaz de transformar a dor da perda em uma saudade serena, e que o tempo, acalme os nossos corações retirando o sofrimento, que irá ficar na memória de todos.
Tenhamos em nós uma certeza, é que, ficam as boas lembranças para contarmos uns aos outros, como foi a sua vida e a de todos nós, e restam as saudades para lembrar a falta que  ele fará, já no dia 22 de Junho,  facto que será, notório motivo, e acredito, que ninguém ficará insensível, deixando correr as lágrimas pelas faces do rosto triste.
Como ontem, hoje, o sol não brilhou para se esconder entre as nuvens; os pássaros não cantaram empoleirados nos ramos das árvores; os rios calaram-se em transportar as águas para o mar, e as lágrimas, estas rolaram em nossos rostos, e nossos corações sofrem em silêncio, porque hoje, somos lágrimas, dor e saudade, pois ele partiu para sempre, e nossos corações estão de luto eterno.
Ficam as lembranças para contarmos aos outros como foi a vida dele, e restam as saudades para lembrarmos a falta que fará, pois, pior do que perder alguém, é saber que não podemos substituí-lo, e o chorar sem qualquer vergonha ou preconceito humano, é diminuir a profundidade da dor.
Orar, é também necessário na vida para que Deus conforte aqueles que choram a saudade, e ilumine os corações dos que sofrem com o luto da vida.
O orar em memória do José Luís, seja para todos nós, os viventes, um momento que nos transporte em agradecimento, não só pela sua dignidade humana, mas também pelo carisma que criou unidade, nos compromissos, nas responsabilidades assumidas, para que tudo e de melhor fosse tornado possível e agradável aos que com ele, formavam uma companhia unida, respeitável e verdadeira, como acto de amizade.
Que o nosso orar individual ou colectivo, se torne um coro uníssono da (s) palavra (s) contida (s) na antífona:
 Luz Terna Suave
Luz terna, suave, no meio da noite, leva-me mais longe…
Não tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe…Leva-me mais longe.
Que importa se é tão longe, para mim, a praia onde tenho de chegar,
Se sobre mim levar, constantemente, poisada a clara luz do teu olhar?
Nem sempre Te pedi como hoje peço, para seres a luz que me ilumina;
Mas sei, que ao fim terei abrigo e acesso, na plenitude da tua luz divina.
Esquece os meus passos mal andados, meu desamor perdoa e meu pecado.
Eu sei que vai raiar a madrugada, e não me deixarás abandonado.
Se Tu me dás a mão, não terei medo, meus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva-me mais longe: Basta-me um passo para a Ti chegar.
José Graça Gaipo

1 comentário:

  1. O verdadeiro sentimento de perda do nosso Capitão pela palavra do Sr. José Gaipo. Monteiro ( manhiça )

    ResponderEliminar