sexta-feira, 7 de abril de 2017

Operação inopinada

O transporte deve ser de comboio por causa do IN (GNR - BT), que nos últimos tempos não tem dado tréguas ao pessoal e para evitar maus encontros, foi ordenado que a deslocação seria via ferroviária, ida e volta, até porque no regresso ainda poderiam existir resquícios de vapores etílicos na cabeça dos integrantes da dita coluna.
Na deslocação para sul houve uma paragem no destacamento de Coimbra onde foi integrado na coluna o "velhinho" o ex,Fur.Mil Ventura, que fez parte da Companhia de Cavalaria que nós rendemos nos tempos idos de 73, em solo de Madina Mandinga.
Chegados a solo escalabitano, apresentamo-nos ao comandante de operação, o ex.Cap.Mil Zé Luís, que tão garbosamente comandou a 1ª Cart do Bart 6523, e que estava acompanhado pelos adjuntos o ex.Alf.Mil Baptista e o ex.Fur.Mil Madrugo. Seguimos de imediato para a sede do comando onde após um breve breefing foi servido um "Verde de honra", da casta nobre Alvarinho. Seguimos em direcção à tabanca onde já se encontravam o ex.Alf.Mil Barbosa e o anfitrião, o ex.Fur.Mil Oliveira, o chamado Régulo de Dara "velhinho" da dita companhia de cavalaria que nos antecedeu em Madina.
Fomos recebidos com demonstrações de alegria, dando logo inicio à dita acção psicológica sobre os nativos. Terminada esta, e já com fortes roncos estomacais, demos inicio à degustação da reforçada ração de combate, que foi servida por duas bajudas locais e que consistia em: - entrada de pés de porco de coentradas; arroz de miúdos de leitão e o dito assado. Ainda por prescrição médica foi-nos receitado a ingestão de um tinto alentejano e um "frizante", fresquinho, mas tudo MUITO.
Foto de Manuel Monteiro.
Após breve descanso, fizemos os preparativos para o regresso, mas com o sentimento do dever cumprido. E nestas alturas vem à memoria as palavras do Padre António Vieira e que diz: Servis-te a Pátria, Cumpris-te o teu dever, a Pátria foi-te ingrata, fez o que costuma fazer.
É verdade, pois quanto à ingratidão da pátria já todos estamos habituados, mas quanto a servirmos a Pátria, sim cumprimos o nosso dever, mas também me proporcionou conhecer lugares e pessoas como vocês, dos quais tenho o privilégio de dizer que me posso incluir no rol dos vossos amigos.
Até mais, um abraço. Monteiro (Manhiça).

Sem comentários:

Enviar um comentário